FILO
1. Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo?
Para Sócrates, o papel do filósofo é sempre questionar sobre tudo o que acontece a sua volta e nunca pensar que já sabe de tudo, ele consiste em procurar a clareza e a verdade. O filósofo deve provar ao homem que ele nada sabe, porque, para ele, a verdadeira sabedoria é o indivíduo perceber que não sabe nada. Por isso a tradicional frase dele que diz: só sei que nada sei.
2. Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”?
Sócrates propôs em sua máxima que a vida sem a reflexão sobre as coisas, dos motivos, dos “por quês”, sem contestação dos fatos ou verdades nos faz viver uma vida quase que robótica, programada, com pouco conteúdo, conteúdo esse que quando nos perguntamos o que é? Por que é? Como é? No faz sentir mais vivos e com propósitos de busca pelo conhecimento e sentido na vida. Ele achava que todos nós deveríamos ser responsáveis por nossos atos e assim, assumir a responsabilidade de viver a vida de uma forma correta e coerente.
3.Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?
Dirige aos homens palavras que contestam o enriquecimento sem virtude, afirmando que a riqueza deverá vir através da virtude. Digo- lhes, homens que me executaram, que o castigo recairá sobre vocês logo após minha morte, muito mais atroz que o castigo que me impõem, e que o resultado será bem diferente de que vocês imaginam.