Silicone
A primeira idéia registrada de silicone em uso foi em 1900 pelo cientista alemão Wöhler. Começou a ser explorada nas indústrias a partir da 2ª guerra mundial, as primeiras fábricas foram na Alemanha e nos Estados Unidos. No Brasil a primeira fábrica a ser construída foi na década de 60, no município de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro.
O silicone é uma formula que pode ter consistência sólida ou líquida, é utilizado em várias áreas das indústrias, como mecânica, cosmética e também na medicina. O silicone não traz danos ao meio ambiente por tanto não contamina o solo, a água ou o ar, tão pouco a saúde humana, podendo ser manuseado de forma segura.
Muito utilizado em lubrificantes nas indústrias metalúrgicas e também como aderente ao metal, para que este não entre em contato com o próprio. Tem em sua fórmula resistência para altas temperaturas, por esse motivo é bastante utilizado em vedações para motores a diesel e outras máquinas e equipamentos que são submetidos a temperaturas elevadas.
Como está contido em graxas e lubrificantes tem a função de evitar a corrosão e a oxidação de metais, como também a função de impermeabilizante. Há outros segmentos em que podem ser encontrados como nas residências onde está contido em ceras para polimentos, e também em sabonetes, hidratantes e chicletes.
Além dos exemplos mostrados a cima, serão citados individualmente cada tipo específicos. O silicone utilizado em fluidos, ou seja, óleos de silicones estão disponíveis em uma grande variedade possuem em suas propriedades a função de lubrificantes, resistência à água e altas