MONOGRAFIA SILICONE
Silicone é um polímero utilizado numa variedade de aplicações médicas, incluindo os implantes mamários. A liberação do conteúdo dos implantes para o tecido e para a circulação envolve riscos potenciais em decorrência do desenvolvimento de resposta celular e humoral. Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar a ocorrência de difusão de gel de silicone através da membrana de revestimento dos implantes mamários gelatinosos de superfície lisa esterilizados por calor seco e por óxido de etileno. Material e método: Os implantes foram depositados sobre os discos de silicone e colocados em estufa à 43 oC. Após o período de incubação de 7 dias, os discos controle e discos suporte foram pesados em balança analítica. Este procedimento foi realizado por 8 semanas consecutivas. Resultado: O resultado médio do teste de Bleed para os implantes esterilizados por calor seco foi 0,94056 mg/cm2/semana com desvio padrão de 0,18909 mg/cm2/semana, enquanto que para os implantes esterilizados por óxido de etileno foi 1,10379 mg/cm2/semana com desvio padrão 0,27841 mg/cm2/semana. Conclusão: A análise de variância e a comparação de Tukey permitem concluir que não há diferença significativa entre os implantes mamários gelatinosos de superfície lisa esterilizados por calor seco e por óxido de etileno em relação ao teste de Bleed. Estes resultados sugerem que a difusão de gel através da membrana de revestimento não está relacionada ao método de esterilização.
2. SILICONE
2.1. SILICONE USADO EM IMPLANTES DE SEIOS
Silicones são polímeros inorgânicos formados por um núcleo de silício e oxigênio (...-Si-O-Si-O-Si-O-...). Pela variação no tamanho dessa cadeia, pode se manipular as características do material que podem variar desde uma consistência totalmente sólida, até um líquido viscoso.
Características
Os silicones são inodoros, insípidos, incolores, anti-oxidantes e resistentes a água e produtos químicos. Permanecem estáveis mesmo sob condições