silicio
Conceito:
Distribuição é a ação e o efeito de distribuir (dividir algo entre várias pessoas, dar a algo o destino conveniente, entregar uma mercadoria). O termo, que deriva do latim distributĭo, é bastante habitual no comércio para fazer referência à repartição de produtos.
A distribuição, neste caso, é o processo que consiste em fazer chegar fisicamente o produto ao consumidor. Para que a distribuição seja um sucesso, o produto deve estar à disposição do potencial comprador no momento e no local exatos. Por exemplo: a distribuição de uma bebida refrescante deve ser reforçada na época do Verão, uma vez que a sua procura tende a aumentar. Durante essa estação, a bebida tem de chegar aos centros turísticos e aos destinos solarengos, entre outros lugares de concentração massiva de pessoas.
Conhece-se como cadeia de distribuição os vários agentes que completam as etapas para que o produto chegue ao consumidor final. Os mais frequentes são os agentes grossistas (que compram o produto ao fabricante e vendem ao retalhista) e os retalhistas (que compram ao grossista e vendem ao cliente final), ainda que possa haver outros agentes intermédios.
No âmbito económico, por outro lado, a distribuição dos rendimentos é a forma segundo a qual é repartido o produto bruto de uma economia pelas várias classes sociais. Essa repartição não é equitativa, tendo em conta que a maior parte da riqueza se destina àqueles que mais têm.
É ao Estado que compete intervir no mercado para fazer com que a redistribuição da riqueza chegue a todos os sectores. A intervenção estatal excessiva, porém, pode desnaturar o mercado e criar problemas macroeconómicos.
A expressão Canal de Distribuição designa o conjunto de meios utilizados para fazer com que o produto ou serviço chegue desde o produtor até ao consumidor/utilizador final. O canal de distribuição pode ser longo e incluir diversos intermediários com armazenistas, grossistas e retalhistas ou ser curto e