Silicio
O Silício é classificado no grupo IVA como um metal metaloide, seu nome é derivado do latim e significa
“sílex”, sílex é dióxido de silício impuro. O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre.
Ocorre em grandes quantidades nas rochas na forma silicatos, composto que contem o íon silicato, e como sílica, na areia. O silício puro é obtido da quartzita, uma forma granulada do quartzo, pela redução com carbono de alta pureza em um forno de arco elétrico. O produto cru é exposto ao cloro para formar o tetracloreto de silício, que é então destilado e reduzido com hidrogênio ate uma forma mais pura do elemento, ou das outra formas de sílica pura ou impura, ou de silicatos, tais como feldspatos, micas, talcos e muitos outro.
Vale do Silício Cristalina - GO
• Conhecida pela abundância e pela variedade dos cristais que brotam com facilidade do chão, Cristalina (GO), a 130km de Brasília e dona da maior economia agrícola do Brasil, esconde uma riqueza potencialmente ainda maior. Bilhões de toneladas de silício com o mais elevado índice de pureza do mundo — acima de 99,99% — poderiam servir de base para o surgimento de um importante parque industrial de alta tecnologia, com impactos na balança comercial e no desenvolvimento do país.
• Cristalina abriga e explora uma pedra de quartzo exclusiva no mundo, reservas internacionais apontam que o vale pode ter mais de R$ 65 bilhões por ano de silício .
•
A matéria-prima essencial para a fabricação de componentes de celulares, computadores, lâmpadas especiais e, sobretudo, painéis solares de geração elétrica continua, contudo, sendo sub aproveitada ou exportada em estado bruto para outros países, principalmente a China. Mas empresários e líderes locais da cidade goiana, além de técnicos do governo, começam a buscar formas de viabilizar o sonho do Vale do Silício brasileiro, soterrado pela burocracia e pela falta de visão estratégica.
Uma placa solar é formada por células fotovoltáicas de