Silício
Disciplina: Geografia
Professora: Marli Petri Fabian
Alunos: Johann Lucas Matheus Berns Marcelo Camilo
Turma: 101
TRABALHO DE QUÍMICA
Blumenau, 9 de Agosto de 2014
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre o silício, elemento pertencente ao lugar décimo quarto grupo e ao terceiro período da tabela periódica. O silício foi identificado pela primeira vez por Antoine Lavoisier em 1787 e posteriormente considerado como elemento por Humphry Davy em 1800. Existe um vale chamado Vale do Silício região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.
Desenvolvimento
Função Biológica
O silício esta diretamente relacionado ao crescimento dos animais tanto na formação dos órgãos quanto dos ossos. Em um homem adulto, pode se encontrar cerca de um grama de silicio. Apesar de não ser totalmente comprovado, o silício exerce um papel tanto a nível da matriz dos ossos como ao nível de sua calcificação, sobretudo no início de sua formação e independente da ação da vitamina D. Também esta relacionado na formação da cartilagem e do tecido conjuntivo (em particular na fabricação do colágeno e das proteoglicanas da matriz).
Sintomas e Carências
Sintomas:
Silício e seus compostos inorgânicos comuns não são tóxicos; são tão inertes que passam pelo sistema digestivo completamente intacto, mas a inalação do pó seco de silício pode causar pneumoconiose e silicose.
Nos casos mais graves, essa doença pode causar a perda da capacidade pulmonar, além de tosse, infecções, dispnéia e distúrbios cardíacos. Afeta principalmente os mineiros, trabalhadores em pedreiras e em túneis.
Na fabricação e processamento de silanos e seus derivados clorados, devem ser observadas