Significado do iva
O IVA é um imposto indirecto que se aplica sobre o consumo e que é financiado pelo consumidor final. Diz-se que é um imposto indirecto, uma vez que o fisco não o aufere directamente do tributário (contribuinte).
A cobrança do IVA tem lugar quando uma empresa vende um produto ou serviço e emite a factura correspondente. As companhias, regra geral, têm o direito de receber um reembolso do IVA que pagaram a outras empresas contra facturas, o que se conhece como crédito fiscal, que lhes resta do montante do IVA que cobram aos seus clientes (o débito fiscal). A diferença entre o crédito fiscal e o débito fiscal deve ser entregue ao fisco.
Os consumidores finais, por sua vez, pagam o IVA sem receber qualquer reembolso. A única forma de controlar o IVA é emitindo uma factura ou outro tipo documento de venda ao consumidor, ficando a loja em questão com uma cópia.
A alíquota do IVA varia de acordo com o país. O Gana (3%), o Irão (3%), o Canadá (5%), o Panamá (5%) e o Japão (5%) são algumas das nações com alíquotas muito baixas. A Finlândia (22%), a Islanda (24,5%), a Dinamarca (25%), a Hungria (25%), a Noruega (25%) e a Suécia (25%), em contrapartida, apresentam o IVA mais caro do mundo. A alíquota, de qualquer forma, tende a variar com o tempo em função das necessidades económicas de cada país.
Leia mais: Conceito de IVA - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/iva#ixzz33Y4NcYwj
IVA
O IVA, acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescentado, é um imposto que, aprovado pelo Decreto-lei n.º 394/84, de26 de dezembro, incide sobre o consumo. Foi introduzido em Portugal com a finalidade de se proceder à harmonizaçãodas normas de tributação do consumo, para assim se conseguir alcançar o objetivo visado que é o mercado internoeuropeu.
O imposto sobre o consumo é um imposto