LEED
A Construção Civil é uma atividade econômica, que vem assumindo cada vez mais importância na geração de riquezas para o país e é responsável pelo consumo de um grande número de materiais, emissão de gases e uso descontrolado de água e energia. A preocupação com o esgotamento de recursos naturais vem assumindo cada vez mais relevância e o interesse pela análise ambiental ganhou destaque. Os países desenvolvidos investem cada vez mais no desenvolvimento sustentável agregado à construção civil.
Foram criados vários sistemas de avaliação para construção sustentável, entre eles, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design - Liderança em Energia e Planejamento Ambiental), que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental, desenvolvida por uma ONG nos Estados Unidos, a GBC (Green Building Council), visando a construção sustentável dos edifícios.
O LEED leva em conta o reaproveitamento de recursos e materiais ou a diminuição do impacto ambiental, visando também, a viabilidade econômica e social do empreendimento, fazendo uma avaliação de todo o ciclo de vida deste.
O sistema de certificação abrange sete dimensões e é aplicável a vários tipos de projetos, cada um deve obedecer a uma série de pré-requisitos e créditos para alcançar a pontuação mínima de 40 pontos, garantindo seu selo.
Segundo o GBC Brasil1, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de edificações em processo de certificação.
Neste presente trabalho será realizada uma abordagem sobre uma edificação que recebeu a certificação LEED no Brasil, a Arena Castelão, em Fortaleza/CE, estabelecendo os parâmetros que a levaram à conquista do selo. Posteriormente será detalhado os critérios e procedimentos exigidos pela certificação para se alcançar um determinado crédito em uma edificação localizada em São Luis/MA.
2. ARENA CASTELÃO
A arena Castelão, localizada em Fortaleza, no estado do Ceará, é o terceiro maior estádio da Copa do Mundo