Significado de tirania
Significado de Tirania
Domínio, poder ou qualidade de tirano. Governo autoritário, que não respeita as liberdades individuais e sobre o qual os governados não exercem controle: a tirania de Hitler.
O significado de tirania está relacionado com opressão, crueldade e abuso de poder. É um termo que origina do vocábulo grego "turannos" que na Grécia clássica designava um governo ilegítimo, ou seja, teria sido instituído de forma ilegal. Tirano era o nome dado ao representante desse governo. Alguns tiranos gregos atuaram de forma positiva e contribuíram para o progresso de algumas cidades. A evolução da conotação negativa do termo deu-se devido aos tiranos que abusaram do poder.
O conceito moderno de tirania constitui uma forma de atuação indesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo, despotismo ou ditadura. Esse tipo de governo pode acontecer através de uma revolução ou um golpe de estado ou através de eleições democráticas. O sentido negativo será atribuído quando começar a haver restrições à liberdade de expressão, ameaças aos opositores e outros meios de abuso na tentativa de manter o poder.
Com origem asiática, a tirania é uma forma autocrática de exercício do poder político, que passou para a Grécia a partir do século Vl a.C. Quanto o termo "tirania": Pode ter sua origem na Lídia; 1. O rei Giges pode ser o primeiro a ser chamado tirano, como de Canaã, de Serens, nome bíblico atribuído aos filisteus de origem nobre; 2. Pode ter origem com os etruscos, da expressão turan, que significa poder ou senhoria. Foram os etruscos que desenvolveram a mais adiantada cultura da antiga Itália antes dos romanos. Descendiam dos lídios, tendo portanto, origem asiática. 3. Pode ser oriundo de nomes próprios da Etrúria (o rei Turuns ou deusa Juturna). Tirania não é uma