Sigilo banc rio
Então, por alguns historiadores, que analisam ao longo da história, não se consegue identificar temporalmente a época do surgimento do sigilo bancário. Apesar dessa consideração, pretende-se dividir em quatro fases distintas essa evolução histórica.
Antiguidade
Esta primeira fase em que é identificado o sigilo profissional é na Antiguidade, há quatro mil anos atrás, onde surge pela primeira vez uma referência concreta ao papel dos banqueiros. Estes exerciam a sua profissão em templos religiosos, onde os sacerdotes recebiam depósitos, realizam empréstimos e mediavam pagamentos. Aqui está bem patente uma ideia de segredo, uma vez que os templos religiosos retratam Deus, existia uma ideia de respeito onde o negócio era mantido em segredo.
E também nesta época o profissional apenas podia revelar os seus arquivos, em caso de conflitos com os seus clientes. A atividade bancária, na Antiguidade ainda não tinha o carácter profissional das instituições, mas eram caracterizadas pela ligação à atividade religiosa. Quando o terreno bancário começou a abandonar o terreno religioso passou a ser objecto de regulação jurídica.
Idade média
A segunda fase pode também ser chamada de fase institucional, tendo como marco a Idade Média, onde a primeira instituição bancária se encontra da forma de como a identificamos hoje. Mas nem sempre foi assim, começou praticamente sem a utilização de dinheiro. Este segundo período, da idade média, foi fortemente marcado pela influência da Igreja católica, pelas proibições que esta exercia sobre o desenvolvimento das atividades bancárias. A atividade bancária na Idade Média foi melhorada pelo intercâmbio das relações comercias.