SIG - sistemas integrados gerenciais
Quando um executivo decide implementar um SIG na empresa, geralmente tem de enfrentar uma série de resistências provocadas a partir dos efeitos que as mudanças provocam sobre as pessoas envolvidas no processo. Essas mudanças podem provocar alguns efeitos sobre as pessoas, e o mais evidente de qualquer mudança nas empresas são as alterações efetivas que devem ser feitas por aqueles que fazem o trabalho, atingindo diretamente a conduta das pessoas, fazendo com que elas alterem a maneira pela qual fazem seu trabalho.
Essas alterações do comportamento são o ponto imediato da mudança. Sua implantação bem-sucedida geralmente depende de tais alterações, mas elas não ocorrem simplesmente de modo automático, a pedido ou a mando dos executivos. As alterações precisas e desejadas acontecerão somente com a cooperação ativa daqueles que estão envolvidos; e a extensão e a natureza de sua cooperação, dependerão de suas atitudes.
No aspecto organizacional, devem-se considerar as possíveis mudanças no poder, no status, na autonomia e na carga de trabalho. Esse efeito engloba outros, como comportamentais, psicológicos, sociais e econômicos, mas tem a validade de considerar o efeito da mudança sob o enfoque sistêmico da empresa como um todo. Muitas vezes o sucesso de uma mudança depende da maneira pela qual ela é compreendida por todos nela envolvidos, e sem aceitação e apoio, até mesmo as mudanças brilhantemente planejadas, e que constituem em um melhoramento óbvio, provavelmente trarão resultados decepcionantes.
Entretanto, de nada adianta o executivo considerar o processo de mudança sem abordar a visão de sua equipe. O comprometimento corresponde ao nível efetivo de envolvimento das pessoas com a atividade considerada.
Alguns problemas podem ser considerados mais graves, tais como:
Atrasos na implantação do projeto;
Tempo de retorno do investimento muito alto;
Altos custos e grande demora no desenvolvimento do projeto;
Redesenho do