Sistemas de Informações Gerenciais
Oliveira (2008, apud, (DEGENHARDT, et al, 2013, p. 1), define os sistemas de informações gerenciais como processos utilizados para transformar dados em informações que auxiliem no processo decisório da empresa.
Basicamente os sistemas de informações gerenciais são conjuntos de dados que são transformados em informações organizadas e estruturadas de forma que possam ser utilizadas para dar suporte ao processo decisório da empresa, proporcionando, ainda, sustentação administrativa para aprimorar os resultados esperados. (DEGENHARDT, et al, 2013, p.3)
Para Bergmann (2011), algumas etapas da implantação de um SIG consideram alguns pontos:
• Determinar os objetivos do sistema atual;
• Estudar o sistema atual a fim de constatar até que ponto corresponde aos objetivos gerais e setoriais da empresa;
• Analisar necessidades dos usuários e da empresa a fim de estabelecer novos objetivos e metas;
• Preparar as especificações do projeto de desenvolvimento e implementação;
• Estruturar as fases de desenvolvimento.
CONTEXTO ATUAL
Atualmente vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos e para que possam obter êxito nessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançar mão da utilização de ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados, possibilita os executivos e gestores tomar suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa. Uma das ferramentas que pode ser usada para essa finalidade são os sistemas de informações gerencias - SIG. ((DEGENHARDT, et al, 2013, p. 2)
Figura 1: Fluxograma do SIG
Fonte: Oliveira (2008, p. 27)
Segundo Oliveira (2008, p. 4), no mercado hoje:
- há