Classificação de black
Classe I: cavidades em regiões de má coalescência de esmalte, cicatrículas e fissuras na face oclusal de pré-molares e molares; 2/3 oclusais da face vestibular dos molares e na face lingual dos incisivos superiores, ocasionalmente na face palatina dos molares superiores.
Classe II: Cavidades nas faces proximais dos pré-molares e molares.
Classe III: Cavidades nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoção do ângulo incisal.
Classe IV: Cavidades nas faces proximais dos incisivos e caninos, com remoção e restauração do ângulo incisal.
Classe V: cavidades no terço gengival, não de cicatrículas, das faces vestibular e lingual de todos os dentes.
COMPLEMENTAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DE BLACK
a)Classe I:
-Tipo ponto: pré-molares e molares quando apenas um ponto do sulco principal foi atingido pela cárie.-Tipo risco: pré-molares e molares quando apenas o sulco principal foi atingido.-Tipo olho de cobra: pré-molares inferiores quando a lesão não atingiu as estruturas de reforço do esmalte, ponte do esmalte e cristas marginais.-Tipo Shot Gun (tiro de espingarda): molares inferiores com minicavidades nas superfícies oclusais.
b) Classe II:
-Slot vertical de Markley: pré-molares superiores e inferiores quando apenas a face proximal cariada é incluída na preparação, sem envolvimento da oclusal-Tipo túnel: pré-molares e molares quando apenas a face proximal é envolvida, preservando a crista marginal
Para estabelecer a classificação, os autores basearam-se nas 3 principais áreas de incidência da lesão cariosa. São elas:
Cavidade tipo I- cavidade preparada na superfície oclusal de pré-molares e molares que pode ser subdividida em com ou sem envolvimento de cúspide.
Cavidade tipo II- cavidade prepara na(s) superfície(s) proximal (is) de pré-molares e molares sendo dividida em com ou sem envolvimento da crista marginal.
Cavidade tipo III- cavidade preparada nas superfícies proximais dos dentes anteriores, sem envolvimento do ângulo