sifilis
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa crônica,causada pela bactéria Treponema pallidum transmitida pela via sexual e pela transmissão vertical (transmissão de uma infecção ou doença a partir da mãe para o seu feto no útero ou recém-nascido durante o parto)por transfusão de sangue ou por contato direto com sanguecontaminado. Uma doença que desafia a séculos a humanidade, Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro esistema nervoso.E apesar de ter tratamento eficaz e de baixo custo, vem-se mantendo como problema de saúde pública ate os dias atuais.
A sífilis se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Depois, há um período praticamente assintomático, em que a bactéria fica latente no organismo, mas a doença retorna com agressividade acompanhada de complicações graves, causando cegueira, paralisia, doença cardíaca, transtornos mentais e até a morte.
1) SÍFILIS PRIMÁRIA – Cerca de 2 a 3 semanas após ser infectado, forma pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que desaparecem espontaneamente e não deixamcicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas; Não é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, se as feridas estiverem situadas no reto ou no cólon do útero. As feridas desaparecem em cerca de 4 a 6 semanas depois, mesmo sem tratamento. A bactéria torna-se dormente (inativa) no organismo nesse estágio. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias.
2) SÍFILIS SECUNDÁRIA – Acontece cerca de 2 a 8 semanas após as primeiras feridas se formarem. Manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor decabeça; mal-estar; inapetência; linfonodos espalhados pelo corpo. Aproximadamente 33% daqueles que não trataram a sífilis primária desenvolvem o segundo estágio.