sifilis
ALUNOS: Natalia Medina
ADRIANO DA COSTA
CRISTIANA CHAVES
DAIANA SOUZA
GLAUCIA LEMOS DA SILVA
MELIZA SILVA SOUZA
Introdução
Sífilis, é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.
DST (SÍFILIS) É uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, adquirida, na maior parte das vezes, por contato sexual com outra pessoa contaminada.
Transmissão
A sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível. Pode-se adquirir por contato sexual, via placentária, por beijo, ou outro contato íntimo com uma lesão ativa ,por transfusão de sangue ou derivado, ou, ainda, por inoculação acidental direta.
Sintomas
Os sintomas da sífilis dependem do estágio da doença. Muitas pessoas não apresentam sintomas. A sífilis possui diversos estágios.
Sífilis Primária: pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas.
Sífilis Secundária: manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor de cabeça; mal-estar; inapetência; linfonodos espalhados pelo corpo, manifestações que também podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo;
Sífilis Terciária: comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.
Complicações