SIC HIST RIA E PAPEL DA M DIA NA SOCIEDADE ATUAL
HISTÓRIA E PAPEL DA MÍDIA NA SOCIEDADE ATUAL
Introdução: Os conhecimentos produzidos pela sociedade são considerados como um “bem comum”, algo a que todos podem e devem ter acesso a fim de que cada indivíduo possa atingir seu pleno desenvolvimento pessoal e a humanidade, como um todo, possa atingir padrões aceitáveis de convivência e solidariedade, fortalecendo o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. O conhecimento como “bem comum” foi, durante muito tempo, apenas uma concepção teórica, ideológica, sem resvalar de fato na prática cotidiana. Uma dinâmica que se viu, no entanto, alterada pelo surgimento de novas tecnologias voltadas para a informação e para a comunicação.
A revolução tecnológica: No final do século passado, assistimos a “um intervalo cuja característica é a transformação de nossa ‘cultura material’ pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação”(Manuel Castells).
A internet é, sem dúvida, o mais revolucionário dos novos meios tecnológicos que existem. Sua utilização nos permite, por exemplo, organizar, transformar e processar as informações em velocidade e capacidade cada vez maiores e com custos cada vez mais reduzidos. Uma rede de recuperação e distribuição que pode beneficiar tanto aqueles que produzem tais informações quanto aqueles que se utilizam dela. Sem dúvida, um avanço notável para a diminuição da distância entre a sociedade e os conhecimentos produzidos.
Conforme o próprio Castells, algumas linhas à frente, o rádio havia levado 30 anos para chegar a sessenta milhões de pessoas nos EUA; a televisão havia conseguido resultados parecidos em 15 anos; mas a Internet o havia feito em apenas 3 anos após a criação da teia mundial!
Essa penetrabilidade e as mudanças que as novas tecnologias promoveram em todos os setores da sociedade obriga-nos a reconhecer com Castells