si-caso11
FATEC – Faculdade de Tecnologia de Mococa
Nome: ________________________________________ Código: ______________
Quão segura é a nuvem?
A empresa de Investimento bancários e serviços financeiros Cowen and Co., com sede em Nova York, transferiu seus sistemas de vendas para a nuvem por meio da Salesforce.com. Até agora, Daniel Flax, CIO da empresa, está satisfeito. A utilização de serviços da nuvem ajudou a Cowen a diminuir os gastos iniciais com tecnologia, diminuir o downtime, e oferecer serviços adicionais. Contudo, ele está tentando lidar com as questões de segurança. A segurança na computação na nuvem é, de fato, turva, e essa falta de transparência é preocupante para muitos. Um dos maiores riscos da computação em nuvem é que ela é altamente distribuída. Aplicações da nuvem e combinações de aplicações residem em bibliotecas virtuais de grandes centros de dados remotos e em fazendas de servidores que oferecem serviços empresariais e gestão de dados para diversos clientes corporativos. Para economizar dinheiro e manter os custos baixos, os provedores de computação em nuvem costumavam distribuir o trabalho por centros de dados ao redor do mundo onde o trabalho pode ser executado de modo mais eficiente. Quando você usa a nuvem, pode não saber ao certo onde seus dados estão hospedados, nem sequer saber o país onde eles estão armazenados.
A natureza dispersa da computação em nuvem dificulta o rastreamento de atividades não autorizadas. Quase todos os provedores de nuvem utilizam criptografia como SSL (secure sockets layer) para proteger os dados que gerenciam enquanto são transmitidos. Mas, se os dados estão armazenados em dispositivos que também guardam arquivos de outras empresas, é importante garantir que esses dados também sejam criptografados.
Indian Harvest Specialtifoods, uma empresa de Bemidji, Minnesota, que distribui arroz, grãos e legumes para restaurantes de todo o mundo, utiliza o provedor de