SGA resumido
A geração termelétrica produz um oléo lubricicante usado, que de acordo com a Resolução CONAMA 362/05, deverá ser destinado á uma Indústria rerrefino para que possa passar por processos tecnológicos e possam ser reutilizados. A referida é de extrema reponsabilidade do fornecedor do novo oléo, a coleta até o ponto final, contando com minímos valores que serão definidos juntos ao Ministério de Meio Ambiente e Ministério de Minas e Energia.
4.1 Resultados
Para que seja feita a análise de necessidade e previsão de custos ambientais, existem 2 cenários.
Cenário A - Empreendimento Implantado Atendendo todas normas Técnicas
(Favor pegar o Primeiro Cenário, Eduardo)
Cenário B - Empreendimento Implantado com desconformidades à legislação e normas técnicas. (Favor Pegar o Segundo Cenário, Eduardo)
No cenário A, a empresa atendeu todas exigências Ambientais, sendo assim uma situação ótimo não obtendo custos adcionais em virtude ao não seguimento à legisção ambiental.
No cenário B, uma situação que não está de acordo com as exigências ambientais. A empresa terá complicação para obter licença para que possa operar, ou para que não seja suspensa a sua operação de fornecimento de energia ela deverá implantar todas especificações exigidas pela legislação e normas técnicas ambientais. Assumirá multas por operar sem licença ambiental e em alguns casos por poluir o meio ambiente.
Neste cenário, para atender as exigências, poderá ocorrer uma quebra no empreendimento, já que a receita operacional, em alguns casos não são suficientes para os investimentos requeridos.
De acordo com a legislação brasileira "Construir, reformar ou ampliar ou funcionar estabelicimentos poluidores sem licença, terão multas variande de R$500,00 à R$10.000.000,00.
Pode se Concluir que o custo é imprevisivel e quanto mais operar sem a licença, mais complicação terá para ter sua autorização.
5. Estudos de Caso
5.1 Estudo de caso - UTE Lábrea
A Usina