Aplicações da nbr iso 14000
Art. 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. CONSTITUIÇÃO FEDERAL – 1988.
ABNT – NBR – ISO 14001 – SISTEMAS DA GESTÃO AMBIENTAL
Objetivos:
Estabelecer um modelo para o Sistema de Gestão Ambiental, o qual servirá de base para a Certificação, e será o padrão para auditorias ambientais.
O foco principal desta norma é a prevenção de problemas ambientais, levando-se em conta o custo para correção do problema. Exemplo:
No próprio setor: 1
Na empresa, pós saída do setor: 10
Após o resíduo ter saído da empresa: 100
Certificação Ambiental:
Elaboração e implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), seguindo as normas ISO 14001 e demais normas e leis. Deve-se focar a redução do uso de matéria-prima e emissão de resíduos. Devem-se fazer auditorias internas do SGA. Empresa contrata uma certificadora para fazer auditoria externa, onde é analisada a documentação do SGA e também verificar in loco, se está sendo executado conforme foi documentado. A empresa certificadora recomenda (ou não) a empresa auditada, que em caso positivo recebe o certificado que tem validade de três anos, devendo sofrer auditorias periódicas para manutenção da certificação do SGA.
Algumas vantagens para empresa certificada:
Redução dos custos de produção;
Abertura de novos mercados;
Atendimento à legislação vigente;
Sistema previne a empresa de causar impacto ambiental, ou minimizá-lo.
A empresa deve procurar identificar a necessidade de treinamento em seu SGA. Oferecer o devido treinamento ou implementar medidas com essa finalidade e assegurar-se de que todos os seus colaboradores e prestadores de serviço que atuem em seu nome estejam devidamente treinados e aptos a executar atividades que possam vir a causar