empreendorismo
Para a fabricação das fraldas descartáveis são utilizados recursos como água, energia, branqueadores, celulose e plástico. Sua utilização não gera resíduos, pois não há necessidade de lavagem, porém, sua disposição final acarreta grandes quantidades de resíduos sólidos, persistência desses resíduos no ambiente por longo período de tempo e possível contaminação do solo.
A partir dessa comparação, a conclusão apontou para a tentativa de minimizar os impactos ambientais das fraldas, através do aumento dos níveis de eficácia das fraldas convencionais, a partir da utilização de materiais biodegradáveis; redução de peso e volume através do uso de absorventes com maior capacidade de retenção de urina; e redução do consumo de recursos por meio da diminuição da quantidade de celulose e do uso de plásticos recicláveis. A solução então, seria fabricar uma fralda de algodão, com uma película exterior impermeável e lavável, para possibilitar sua reutilização, usando recargas absorventes, descartáveis e aderentes, unindo assim, os pontos fortes de cada tipo de fralda: as vantagens ecológicas das fraldas de algodão, e a facilidade de utilização das fraldas descartáveis.
A Avaliação do Ciclo de Vida vem se apresentando como uma importante ferramenta para a Gestão Ambiental e para a melhoria dos produtos, pois ao se promover a melhoria dos aspectos ambientais, também se pode atingir um avanço econômico na medida em que os recursos passam a ser mais bem utilizados. A ACV, por ser baseada em modelos quantitativos e qualitativos, se mostra uma ferramenta muito objetiva, que permite chegar a conclusões claras para que sejam tomadas as melhores decisões quanto ao desenvolvimento e reformulação de produtos.
A ACV também apresenta a vantagem de analisar o ciclo de vida do produto como um todo, não permanecendo restrita a apenas uma ou poucas fases. O objetivo deste trabalho não foi o de comparar a ACV com outros modelos, pois cada modelo