Sexualidade
Temas relacionados à sexualidade precisam ser apresentados aos adolescentes, de forma a esclarecer dúvidas e superar tabus.
1. Introdução: Atualmente, a mídia veicula campanhas sobre a necessidade de esclarecimentos por parte da escola, a crianças e adolescentes, sobre as implicações de uma sexualidade exacerbada, cuja manifestação chega em algumas vezes ao exagero por parte dos mesmos. Aos profissionais da educação, como um todo, cabe a tarefa de buscar a solução das dúvidas que seus alunos apresentam e de uma forma clara, sem tentar fugir das respostas aos questionamentos quando estes são colocados por seus alunos, procurando manter uma postura informativa, orientativa, de modo a esclarecer e orientar os alunos. O presente texto procura discutir esse cotidiano, a partir da realização de pesquisa bibliográfica em textos, artigos veiculados na internet, cadernos veiculados pelo governo federal, PCN’s, sem, no entanto apresentar a solução final e imediata para tantos problemas relacionados ao tema sexualidade, tais como o desenvolvimento do próprio corpo, as transformações por que passam as crianças quando estão se tornando adolescentes, as questões da gravidez na adolescência as doenças sexualmente transmissíveis, as diferentes formas de representação da sexualidade e, especialmente, procura-se discutir aqui, a necessidade da interação entre família e escola na busca por soluções nesse campo.
2. Sexualidade na Escola: a necessidade de superar tabus A sexualidade faz parte da vida do ser humano. Isso é ponto passivo. Não há como discutir tal fato. O cotidiano escolar se depara a todo instante com a exigência de saber lidar com a sexualidade, não só por meio das atitudes dos alunos, mas também e especialmente através de sua fala. O linguajar infantil e adolescente é recheado de expressões dúbias, por vezes repetidas sem que se conheça de fato o seu significado, por