Sexualidade
Definição do termo “sexualidade” segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde):
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexualidade é uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ser-se sexual.
A sexualidade influencia pensamentos e, por isso, influencia também a saúde física e mental.
O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo, dependendo da pessoa, das suas características genéticas, das interacções ambientais, condições socioculturais e outras, conhecendo diferentes etapas fisiológicas: infância, adolescência, idade adulta e senilidade.
Na adolescência aparecem os caracteres sexuais secundários e tornam-se mais evidentes os comportamentos sexuais, tanto a nível biológico como a nível sócio afectivo.
Caracteres sexuais masculinos e femininos:
Caracteres sexuais primários:
Os caracteres sexuais primários são os órgãos sexuais, pois nos primeiros anos de vida, apenas conseguimos distinguir o homem da mulher através dos seus órgãos sexuais externos.
Caracteres sexuais secundários: ----------» Homens * Mudança na voz (fica mais grossa ou mais grave). * Desenvolvimento corporal devido ao aumento da massa muscular. * Aumento do tamanho do pénis e dos testículos. * Poluções nocturnas. * Aparecimento de acne. * Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. * Maior secreção da hormona testosterona. * Alargamento dos ombros. * A barba começa a despontar.
Caracteres sexuais secundários: ----------» Mulheres * Alargamento das ancas levando a uma maior acumulação de gordura no tecido adiposo. * Desenvolvimento dos seios. * Aparecimento da menstruação mensal. * Aparecimento de acne. * Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. * Maior produção da hormona estrogénio e progesterona.
As alterações corporais são