Sexualidade
Ellis Regina Ferreira dos SANTOS/UEPB
Idalina Maria Freitas Lima SANTIAGO/UEPB
OBJETIVOS
Os dados apresentados neste artigo tem como objetivo a importância de se pensar a discussão da sexualidade, no âmbito escolar. Para tanto, buscou-se conhecer como os como professores/as da 8ª série de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de Campina Grande - PB se posicionam diante das questões inerentes à sexualidade.
Sendo assim, este artigo se constitui numa discussão sobre a relevância de se desenvolver, no cotidiano escolar, ações pedagógicas que levem em conta o aprendizado e a valorização da identidade dos/as educandos/as e das suas relações com o outro.
METODOLOGIA
Este artigo procura analisar o entendimento de professores/as da 8ª série de uma escola pública e de uma escola particular da cidade de Campina Grande - PB sobre a sexualidade. Caracteriza-se como um estudo descritivo-analítico, tendo como amostra 10 participantes, assim distribuídos: na escola pública foram entrevistados 03 participantes do sexo feminino e 02 do sexo masculino; igualmente, na escola particular foram entrevistados 03 participantes do sexo feminino e 02 do sexo masculino. O instrumento de coleta de dados consistiu em entrevistas semi-estruturadas contendo perguntas abertas, as quais passaram antes pela apreciação e aprovação do Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba. As referidas entrevistas foram gravadas e depois transcritas na íntegra.
Os dados coletados foram agrupados e organizados através de categorizações realizadas a partir da análise qualitativa do conteúdo apreendido no discurso dos sujeitos da pesquisa.
Através dos dados analisados, observou-se que os/as pesquisados/as demonstraram certo domínio sobre as questões da sexualidade, denotando tratar-se de uma discussão familiar ao seu cotidiano. Somente um professor e uma professora demonstraram