Sexualidade
Tema: “Quem sou eu, quem é você?”
Justificativa: Faz-se necessário orientar desde cedo as crianças para o respeito às diferenças dos seres humanos, estimulando-as para uma boa autoestima e um desenvolvimento saudável.
Objetivos Gerais: * Desenvolver respeito pelo próprio corpo e do outro; * Favorecer a interação entre gêneros;
Objetivos Específicos: * Identificar diferenças físicas entre homens e mulheres; * Estimular a autoestima; * Interagir e respeitar a relação entre gêneros e orientação sexual; * Estimular o hábito de autonomia a higiene e cuidado pessoal; * Contribuir para a prevenção de violência contra a criança e pedofilia;
Disciplinas: Ciências e Língua Portuguesa
Metodologia:
Aula 1
A professora deve levar dois cartazes, o primeiro com uma imagem do corpo inteiro de uma mulher e o segundo de um homem. Ao colar os cartazes na lousa, um ao lado do outro, a educadora pede que eles reflitam sobre quais são as diferenças e semelhanças físicas existentes, enquanto divide a lousa entre sexo feminino e masculino. Os alunos devem citar as diferenças e semelhanças dos sexos e a professora anotar no quadro.
Deve-se explicitar nesta dinâmica que apesar das diferenças físicas e pessoais somos todos iguais, todo ser humano é único e merece ser respeitado, que nenhum é superior ao outro.
Aula 2
Cada aluno deve escrever um bilhete para um colega do sexo oposto, elogiando suas características peculiares. Deve-se dialogar com os alunos de forma que eles repudiem brincadeiras mal intencionadas.
Em círculo, cada aluno cita se desejar o elogio que recebeu, no entanto, deve expressar como se sentiu, se concorda ou não.
Aula 3
A professora deve estimular as crianças quanto à relevância da autonomia de higiene e cuidado pessoal. Enfatizar noções básicas de higiene e saúde, como na hora do banho não esfregar o sabonete no corpo, mas usar a “bucha”, esfregar bem os cabelos na hora do banho e