Sexualidade
A Sexualidade na Adolescência é uma temática aliciante e complexa de abordar, mas de grande importância para estes grupos etários mais jovens.
A sexualidade é mais do que a relação sexual física. É produto da biologia e das experiências de vida de cada um, que dão forma aos sentimentos e valores. Assim como um guião de uma peça diz ao actor, o quê, quando e como actuar, cada pessoa desenvolve o seu próprio guião sexual que expressa o quem, o quê, o quando, o onde, o porquê e o como da sexualidade. Este guião sexual é único e pode modificar-se ao longo da vida à medida que se adquirem novas experiências e se encontram novas ideias.
Adolescência é, a etapa da conquista da autonomia, da elaboração de projectos, da afirmação pessoal e social, na procura de uma independência que conduz à vida adulta. Constata-se uma progressiva autonomia afectiva em relação aos pais e um aproximar do grupo de pares. Há um desejo de estar com os amigos, de se sentirem aceites e inseridos. O grupo de pares passa agora a ser um espaço privilegiado de descoberta, de partilha de experiências e de segredos.
A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e com as transformações que começam a ocorrer no corpo. Nas meninas, os seios começam a se desenvolver e diversas outras características físicas.
O estirão – Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.
Menarca – nome da primeira menstruação. O corpo da menina, que já havia ganhado volume, passa a ganhar contornos femininos. Semenarca – primeira ejaculação no menino e desenvolvimento dos testículos. Nos meninos a puberdade começa mais tarde, por volta dos 13 anos. A masturbação na adolescência dos meninos é um acontecimento muito marcante, que