SEXUALIDADE E GÊNERO SOCIOLOGIA
Sociologia
APRESENTAÇÃO
Distinguir a sexualidade do ser humano com sua função social relacionada erroneamente a seu sexo é importante para quebrar alguns tabus que há muito temos que engolir. Pensar que uma cor é símbolo de masculinidade ou feminilidade, que determinadas profissões são exclusivas, e que o homem tem o direito de ser melhor remunerado que a mulher são conceitos que em pleno século XXI não podemos admitir, como também não podemos admitir que a mãe tem mais direito na educação do filho que o pai, que o sexo tem que ser prazeroso apenas para o homem e que a mulher tem que ser educada para mera reprodução, para o casamento. Hoje esta visão esta sendo aos poucos mudada, mas o caminho para essa mudança é longo e cheio de batalhas.
BIBLIOGRAFIA
1. BRYM, R. et al. Sexualidade e Gênero. BRYM, Robert et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
1.SEXO VERSUS GÊNERO
Jonh um menino que ao nascer teve o pênis decepado, seus pais desesperados procuraram ajuda médica. O médico Dr. Jonh Money aconselhou aos pais que trata-se o bebê Jonh como uma menina. “Ele não será capaz de consumar o casamento ou consumar ou de desempenhar relações heterossexuais normais; terá de reconhecer que é imcompleto, fisicamente deficiente, e que terá de levar uma vida à parte”(citado em Colapinto, 1997: 58). Para adquirir maior conhecimento acerca da questão de gênero nos tribunais, é preciso saber a sua definição. Segundo os sociólogos, gênero é algo sociológico, diferente de sexo, que se insere na seara biológica. O gênero é formado pelos sentimentos, atitudes e comportamentos que geralmente são associados a homens ou a mulheres. Além disso, a identidade de gênero é o sentimento de constituir determinado sexo; ainda, o seu papel tem relação com o comportamento de cada ser, que age de acordo com as atitudes que geralmente são esperadas e compartilhadas por homens ou