Sexualidade na adolescência
Nesta aula vamos levar os alunos a refletir sobre o tema gênero sexual e os aspectos que deles compõe como, identidade de gênero e rótulos.
Introdução
O conceito de gênero é definido, segundo Alves e Pitanguy (1985), como uma construção sociocultural, que atribui a homem e mulher papéis diferentes dentro da sociedade e depende dos costumes de cada lugar, da experiência cotidiana das pessoas, bem como da maneira como se organiza a vida familiar e política de cada povo.
Destarte Suárez (2000), também corrobora com os autores acima descritos a qual ressalta que o gênero demonstra a ligação entre homens e mulheres e a natureza com finalidade mesmo que simbólicos, da igualdade entre eles. Neste sentido, o conceito de gênero é compreendido como a desnaturalização do sexo, como características biológicas de cada indivíduo, delimitando o poder entre os sexos.
Geralmente a sociedade impõe sobre nos desde crianças algumas sobrecargas. É colocado para as mulheres que uma garota “direita” não deve falar, nem mesmo pensar em sexo. Esse verdadeiro “manual de boas maneiras” é apresentado em diferentes situações e de diferentes formas. Por exemplo, quando a menina é pequena dizem para ela: “não ponha a mão na vagina, você pode se machucar” ou “menina direita deve falar baixo e ser obediente”. Assim, ao longo da vida, a criança vai constatando que existe uma expectativa diferente para meninas e meninos, sobretudo em relação à vivência da sexualidade. Para muitas meninas e mulheres adultas falar sobre prazer ou até mesmo sobre orgasmo ainda é um grande tabu.