Sexualidade na adolescência
Sexualidade é um processo que se inicia em nosso nascimento, vai até a nossa morte e envolve, além do nosso corpo, nossa história, nossos costumes, nossa cultura. Forma a parte integral da personalidade de cada um de nós. É uma dimensão da liberdade humana e está relacionada com a busca do prazer físico e emocional. A vivência da sexualidade não se limita à relação sexual, pois envolve sentimentos e nos motiva a procurar o contato físico e afetivo, a intimidade de um relacionamento, podendo ou não haver reprodução.
Nós, seres humanos, somos seres diversos e plurais quanto às nossas características físicas e psíquicas. Essa diversidade e pluralidade também se aplica à maneira como cada um de nós se relaciona e se expressa afetiva e sexualmente. A sexualidade humana combina aspectos biológicos, sociais, culturais e psíquicos.
Orientação sexual é a atração sexual e a atração afetiva e sexual que uma pessoa sente pela outra.
Pode ser por alguém do sexo oposto, e nesse caso a pessoa é heterossexual.
Pode ser por alguém do mesmo sexo, e nesse caso a pessoa é homossexual.
Pode ser tanto por uma pessoa do mesmo sexo ou do sexo oposto, e nesse caso, a pessoa é bissexual.
Diversidade sexual a homossexualidade integra a diversidade
sexual, assim como a bissexualidade e a heterossexualidade. A homossexualidade não é doença física nem problema psicológico. Tampouco é uma opção pessoal, pois não implica em escolha. O/a homossexual não opta por ser homossexual, assim como o/a heterossexual não escolhe ser heterossexual, o mesmo acontecendo com os/as bissexuais. Assim, é impossível a um/uma homossexual levar ou influenciar outra pessoa a ter a mesma orientação dele ou dela.
PRECONCEITO E DIVERSIDADE NA ESCOLA Na sociedade em que vivemos, nós percebemos fortemente o tratamento dado às pessoas homossexuais,