Sexualidade humana
Mudanças comportamentais dos jovens no contexto social atual e o desconhecimento que eles apresentam em assuntos relacionados à sexualidade; a idéia de que as DSTs/AIDS estão associadas apenas aos homossexuais masculinos, usuários de drogas e prostitutas; a gravidez precoce, mostram a necessidade de se trabalhar junto à comunidade escolar à fim de que ela tenha acesso a informação, educação e promoção da saúde, principalmente porque o jovem acredita que as coisas acontecem com os outros mas não com ele.
Podemos observar que o comportamento sexual hoje é diferente do passado e segundo vários autores estudados, a transformação dos padrões de relacionamento sexual ocorrerá se essa educação for uma prática de autonomia entendida como desenvolvimento de atitudes e valores próprios e da consciência de que cada um pode e deve fazer escolhas pessoais e responder por elas. Dessa forma, a orientação sexual deve ser um momento de instrumentalização para a vida sexual e não apenas discorrer sobre itens de comportamentos preventivos.
Objetivo Geral
Este projeto tem por objetivo conscientizar o educando a cerca das questões relacionadas a sexualidade, compreendendo assuntos relacionados a métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e aborto.
Objetivos Específicos
- identificar suas responsabilidades e a de seu (a) companheiro (a) com decisão da primeira relação sexual (e das demais);
- reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada e do plano médico, psicológico, social e econômico;
- reconhecer a eficácia da camisinha, tabelinha, anovulatório e a necessidade do sexo seguro;
- desenvolver e construir uma opinião própria sobre o aborto a partir da análise dos fatores nele envolvidos.
Temas desenvolvidos
- gravidez na adolescência;
- DST/AIDS;
- Métodos contraceptivos;
- Aborto.
Metodologia
- Confecção de