Sexualidade - Herança da Idade Media
2 Pensamentos e ideias que vem até hoje..............8
3 Casamento com virgindade................................11
4 Homoafetividade na Idade Média........................14
5 Você Sabia? .......................................................17
7 Referencias.........................................................23
Sexualidade: herança da idade média no pensamento contemporâneo
Sexualidade e Sexo right111125Qual é a primeira coisa que pensamos quando ouvimos as palavras: sexo ou sexualidade?
A maioria das pessoas ainda vê esse tema como um tabu, ou como uma coisa que deve ser mantida em segredo, mas por vivermos em um mundo tão evoluído, será mesmo que devemos considerar esse assunto como algo tão anormal?
Antes de falar sobre o tema é importante entender as duas palavras e perceber a grande diferença que há entre elas. Segundo Freud, pai da psicanálise, “a sexualidade pode ser entendida como uma carga energética que se distribui pelo corpo de maneiras distintas”. Isso nos leva a pensar que, tudo o que se relaciona ao prazer com o corpo está ligado à sexualidade e isso pode ser descrito de várias maneiras como, por exemplo: sentir a textura de um sorvete, relaxar durante uma massagem, desfrutar o beijo da pessoa amada entre outros.
Já o sexo, que também faz parte do tema, tem a seguinte definição nos dicionários: "Exercício sexual praticado a partir de 2 seres, em busca de prazer ou reprodução." Isso dá a entender que o sexo é só um ato, que proporciona prazer e que tem como finalidade a reprodução. Porém é importante salientar que o sexo, ou a sexualidade não é um assunto ''recente'', por assim dizer, e que na até mesmo na bíblia vem falando sobre o assunto. Por exemplo, entre os romanos o sexo era muito importante, tanto que havia lei não influenciando o celibato (Estado em que o homem ou a mulher, de livre e espontânea vontade decidem não se casar). Não ter filhos e ser