sexual
1 INTRODUÇÃO
A abordagem do assunto assédio sexual é algo que vem crescendo a cada dia, pois as pessoas vêm buscando acesso aos seus direitos fazendo prevalecer sua dignidade, ou seja, não se aceita mais que a honra, a moral ou a imagem se prejudique por outrem. Para ilustrar esse tem
Assédio sexual é um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado, pois nem sempre o assédio é empregador - empregado, o contrário também pode acontecer, normalmente em local de trabalho ou ambiente acadêmico.
Conceito básico: o assediante é aquele que pratica o assédio sexual, e assediado é aquele que sofre.
Este trabalho pretende informar e estabelecer conceitos, definir o que é assédio moral, sexual e como estes ocorre das relações de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
O abuso de poder, transformado a arte de sedução em chantagem, faz com que a vitima deste tipo de violência muitas vezes se sinta amordaçada. O não saber o que fazer, ou a quem recorrer, muitas vezes leva a um sentimento de impotência profunda, terreno fértil para o desespero e para a depressão. Finalmente, torna-se possível denunciar este abuso, e a lei torna definitiva a possibilidade de requerer uma indenização pelo dano sofrido, fazendo com que o trabalhador atingido em sua dignidade tenha uma compensação.
O assédio pode ocorrer entre pessoas do sexo oposto, ou até mesmo entre pessoas do mesmo sexo, para a caracterização do assédio sexual é desnecessário o contato físico, pois são várias as condutas que podem constituir a prática do assédio, desde expressões verbais ou escritas claras, comentários sutis, gestos, imagens transmitidas por meios magnéticos; pode vir em forma de coação, quando alguém promete promoção para a mulher. Dessa forma de acordo com LIPPMAN (2001, p.14 e 16):
Cumpre observar que o assédio sexual, atualmente, não pode ser considerado apenas uma