Sexo
Carolina Moreira de Lima Ribeiro
Relatório II
Resumo – este trabalho apresenta definições e conceitos sobre três tipos de métodos de partida de motores de indução trifásica, partida direta, configuração estrela-delta e resistência externa. Resultados desses testes feito em laboratório são apresentados, além de simulações no MATLAB. O comportamento sobre cada tipo de partida também é analisado.
I. Introdução A partida de motores assíncronos resulta em maiores correntes de partida, incrementadas com elevada porcentagem de correntes reativas, superando valores de seis vezes a corrente nominal. Devido essas altas correntes de partida são recomendadas ligações escalonadas dos motes elétricos, iniciando pelos de maiores potência. Os motores elétricos são construídos obedecendo às normas que os padronizam conforme características estabelecidas em normas nacionais (NBR7094) e internacionais. É comum encontrar motores com correntes de partida igual a sete ou oito vezes a corrente nominal. Porém, os motores encontrados no mercado apresentam correntes de partida entre cinco e sete vezes da corrente nominal.
II. Acionamento de Motores A seleção do motor para uma determinada aplicação determina o seu custo inicial e também o seu custo de operação. O emprego de um motor de potência insuficiente pode acarretar um funcionamento inadequado do sistema a ele acoplado resultando numa baixa produtividade. Por outro lado, um motor de potência acima da necessária, além de um custo inicial maior, resultará num baixo rendimento, baixo fator de potência e vida útil reduzida. Todas estas conseqüências são indesejáveis do ponto de vista econômico e técnico. Sendo o motor de indução o mais empregado na atualidade, as principais características são apresentadas e discutidas na seqüência. Os motores elétricos, ao serem ligados, instantaneamente, permitem que um grande fluxo de corrente elétrica circule através dos seus