sexo
Quais as suas origens?
A dinastia merovíngia deve seu nome ao semi-lendário Merovech (latinizado como Meroveus ou Merovius), líder dosfrancos salianos, e surgiu na história com as vitórias de seu filho Childerico I (que reinou entre c. 457 a 481) contra visigodos, saxões e alamanos. O filho de Childerico, Clóvis I, conseguiu unir sobseu controle a maior parte da Gália ao norte do Loire por volta de 486, quando ele derrotou Siágrio, o governante romano daquela região. Ele também venceu a batalha de Tolbiac contra os alamanos em496, adotando nessa ocasião através de sua esposa o cristianismo. Decisivamente derrotou o Reino Visigodo de Tolosa na Batalha de Vouillé em 507. Após a morte de Clóvis, seu reino foi dividido entre seusquatro filhos, como era costume entre os francos. A tradição da divisão do reino entre os herdeiros continuaria no século seguinte. Mesmo quando mais de um rei merovíngio governava, o reino - similarao Império Romano no seu ocaso - era concebido como uma entidade única governada coletivamente por vários reis (em seus próprios domínios) e a sequência de eventos poderia resultar na reunificação detodo o reino sob um único rei.
Como se iniciou a dinastia?
A Gália foi habitada primeiramente por tribos finesas, seguidos pelos celtas, que mais tarde foram repelidos pelos Germanos para asregiões ocidentais.
Os francos, que como os germanos vieram das regiões germânicas, planejavam expulsar os germanos de suas terras. O rei franco Clóvis I que reinava nesta época, além de ter estaidéia, tinha outras missões a cumprir: derrotar os romanos que protegiam o território gaulês-transalpino; vencer os visigodos que também ambicionavam a Gália-Transalpina.