Sexo E G Nero
Gênero pode ser compreendido como uma criação cultural e social de papéis sexuais.
Relações desiguais entre homens e mulheres onde as mesmas buscam se colocar em igualdade.
Violência de gênero
Qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional, nestas violências inclui a violência entre parceiros íntimos, que são relações sexuais forçadas e outras formas de coação sexual, maus-tratos psicológicos e controle de comportamento. Sendo que pode acontecer com homens ou mulheres e ate com parceiros de mesmo sexo sendo que acontecem mais com as mulheres.
Homens e mulheres sofrem violência de gênero homem pode cometer violências contra outros homens e contra si próprias para afirmar sua masculinidade. As mulheres também são agressivas de uma forma ou de outra em seus relacionamentos . Assim, as relações violência-gênero, atravessadas por questões de classe social, raça/etnia e de filiação a grupos, podem fazer com que homens e mulheres se envolvam em atos violentos, como vítimas ou como autores, para afirmar identidades masculinas e femininas, socialmente construídas.” Outro tipo de violência baseada em gênero é a homofobia, caracterizada pela violência e discriminação contra lésbicas, gays, travestis e transgêneros. Tais atos vêm sendo objeto de discussão no país no que diz respeito a sua criminalização e destacam a necessidade de compreensão do que vem a ser “identidade de gênero” e “orientação sexual”, já que ambos s termos estão presentes nos debates acerca da homofobia.
Violência contra a mulher
Foi criada a Lei Maria da Penha para punir as agressões contra a mulher e colocar os homens na cadeia longe das mulheres.