Fichamento 1 OFICINA
Fichamento: Oficinas de Criatividade - Uma Introdução - Christina M. B. Cupertino (pág.7 - 12).
- A Oficina de Criatividade é uma atividade desenvolvida desde 1990 e desde então, a mesma vem consolidando-se como prática psicológica oferecida em diferentes contextos, a vários segmentos da população.
- Sua especificidade está no uso de recursos expressivos de natureza artística como deflagradores de experiências particulares, vividas pelos participantes como facilitadoras da expansão dos horizontes pessoais e da circulação.
- É uma experiência de sensibilização que visa promover a exploração de variadas formas de expressão e compreensão de si e do outro, bem como o exercício da contextualização e do contato com a alteridade.
- Os valores e preconceitos manifestos nos trabalhos realizados, permitem a discussão de questões particulares, grupais e comunitárias, sob uma perspectiva ética e social engajada.
- Através dos exercícios propostos nos encontros semanais, os membros podem conhecer melhor a si mesmos e aos demais, bem como estabelecer laços que facilitará, posteriormente, as relações já estabelecidas em diferentes contextos.
- Os temas são sempre escolhidos a partir das demandas dos grupos, permitindo a reflexão sobre escolhas, condições de vida e os diferentes caminhos pessoais e profissionais, por uma outra via que não a racional.
- Ao realizarem em grupo atividades de cunho artístico, os membros entram em contato com a suspensão da fala racional sistematizada, vivenciando uma experiência entendida como um mergulho numa falta de sentido imediato e na construção gradativa de significados múltiplos para as experiências vividas.
- A vivencia grupal de situações pouco habituais, favorece a coesão dos grupos e discussão dos problemas comuns, permitindo o suporte emocional e a articulação política.
- O uso de recursos expressivos vem sendo ampliados significativamente, seja como complemento às atividades regulares de