lupus
L Ú P U S E R I T E M AT O S O S I S T É M I C O
P. Nero, M. Mateus,
M. Cruz,T. Mesquita,
A. Alves de Matos, J.B. Pimentão,
A. Rosa, J.C. Branco
Unidade de Reumatologia do Hospital de Egas Moniz, Lisboa
RESUMO
Introdução: O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença reumática de carácter imunológico, que pode envolver qualquer órgão ou sistema.
Objectivos: Caracterizar as complicações e doenças associadas ao LES nos doentes seguidos na Consulta de Reumatologia do Hospital de Egas Moniz, entre 1993 e 2001.
Material e Métodos: Foram revistos os processos dos doentes seguidos na consulta e/ou internados na
Unidade de Reumatologia do Hospital de Egas Moniz, até ao final de Setembro de 2001, compreendendo um período de 8 anos.
Resultados: Eram seguidos 34 doentes com o diagnóstico de LES, 31 do sexo feminino e 3 do sexo masculino. Trinta e dois (94,1%), fizeram medicação com corticóides, 31 (91,2%) com AINE’s e 28 (82,4%) com agentes modificadores da doença. Verificaram-se complicações do LES em 14 doentes e outras doenças associadas, reumáticas ou autoimunes, em 16 doentes. Alguns doentes tinham outras patologias, que como factores de risco cardiovascular, aumentam a morbilidade associada ao LES: 11 doentes eram hipertensos, 7 tinham dislipidemia e 2 tinham diabetes mellitus não insulinodependente. Dezoito
(52,9%) doentes estiveram internados. Não se verificou nenhum óbito nem registámos a ocorrência de nenhuma neoplasia.
Conclusões: É fundamental conhecer a população de doentes com LES que constitui a nossa experiência e manter uma vigilância apertada da sua situação clínica.
ABSTRACT
Introduction: Systemic lupus erythematosus (SLE) is a rheumatic disorder that may involve any organ.
Objective: To assess the complications of SLE in patients under long-term follow-up in Hospital de Egas
Moniz, between 1993 and 2001.
Methods: We reviewed the case notes of all patients under long-term follow-up