Seviço social
No atual contexto, política são as formas de influência e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão e a mobilização dos movimentos sociais, com perspectivas de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos, para que ganhem visibilidade e reconhecimento público.
Assim sendo política é a ciência que governa o povo bem, constituído em Estado. Esse governo é exercido pelo poder público, por representantes escolhido pelo povo.
De acordo com o estudado vemos que o objetivo da política é estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo para o povo e pelo povo.
Dentro da política encontram-se as doutrinas que são muito importantes para que haja um bom governo. Para o assistente social essas normas jurídicas são extremamente necessárias para um bom funcionamento dessas instituições.
Quando dentro dessa política há realizações básicas para o atendimento da população através de ações sociais, como assistência social, segurança, educação e saúde, nota-se que a política social está andando juntas e assim a sociedade vê-se a melhoria de muitas
Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele.
Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população. Entretanto, analisados desta forma, estes conceitos perdem sua historicidade e, fundamentalmente, seu conteúdo de classe social.
O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, emana de uma concepção da relação indivíduo-sociedade fundamentada numa perspectiva positivista,