Seveso
(ICMESA)
Para dar inicio e necessário saber a diferença entre acidente de trabalho e acidente ampliado segue abaixo:
Acidentes do trabalho é qualquer fato inesperado que interrompe o andamento normal de um acontecimento indesejado, causando um dano (BARSANO, 2011). São ocorrências de menor frequência, que se restringem na maior parte das vezes a uma pessoa, não passando dos limites da empresa envolvida.
Enquanto acidentes ampliados são eventos de maior gravidade e de frequência significativamente menor, cujas consequências se estendem a um maior número de pessoas. Estes eventos causam grandes perdas às próprias instalações da empresa, podendo ultrapassar os seus limites geográficos e causam substanciais danos ambientais (SILVA, 2013).
Devemos nos lembrar sempre que os acidentes podem gerar problemas sociais de todos os tipos: sofrimento físico e mental do trabalhador e sua família, perdas materiais imensas, redução da população economicamente ativa e etc. (VIEIRA, 2005 apud BARSANO 2011).
Um acidente que podemos citar é o vazamento na Seveso, Itália, que é considerado um acidente industrial ampliado. Esse mesmo causou danos irreversíveis com consequências tão catastróficas que foram criados leis para que o evento não ocorre-se novamente.
O Acidente Seveso:
Em 9 de julho 1976, um sábado, na cidade de Seveso, Itália, ocorreu um dos maiores acidentes industriais na história de todo território europeu. Uma unidade industrial química - Industrie Chimiche Meda Societá Azionaria (ICMESA) sofreu uma explosão em um dos seus reatores, com um vazamento de triclorofenato de sódio - TCP, soda cáustica e solvente entre outras substâncias tóxicas. Apesar da ICMESA se situar na periferia de Meda, provocou uma nuvem tóxica que alcançou uma distância de 6:1 km de largura, atingindo diretamente Meda, Seveso, Cesano Maderno, Desio, em um total de 103.000 habitantes.
A região onde se situava a unidade, uma das mais industrializadas da Itália, sofreu