Setor público: formação, objetivo, tamanho, função, importancia
Economia do setor público
jose arnaldo rocha de santana barbosa
Setor Público
Maceió/al
2012
Jose Arnaldo Rocha de Santana Barbosa
Setor Público
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Economia do Setor Público, como parte da avaliação referente ao 5º semestre. Profesor(a): Prof. Dr. Francisco de Assis Monteiro
maceió/al
2012
Formação
O estado deve ter se formado quando se tornou possível de centralizar o poder em uma forma duradora, oque deve ter sido vindo em conjunto com a agricultura e escrita. Com a agricultura o povo que era nômade, não necessitava mais da mudança de local para a sobrevivência, virando assim sedentários, com o sedentarismo e o acumulo (estocagem) de matérias tornou-se necessária a formação de uma entidade maior que os habitantes de certo local, mas controlada por eles, ou por apenas alguns dos deles, para legislar e executar leis que melhoram a convivência e defender suas propriedades, daí foi se formando a ideia de estado.
O setor público, por vezes chamado de setor estatal, é uma parte do estado que lida com a produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo ou para os seus cidadãos. É formado pelo conjunto de órgãos, entidades e empresas estatais pertencentes a uma determinada esfera do Governo.
A formação do setor público pode variar conforme o tipo de governo adotado pelo país. Conforme se modifica ideologia por traz do poder do setor público, se modifica sua forma e essência.
Objetivo
Tem como objetivo o maior nível possível de emprego, através de ações concretas encaminhar a economia para seu nível de pleno emprego. Equilibrando o mercado de trabalho. A estabilidade dos preços, ou seja um controle da inflação,