TURISMO NOVA IGUAÇU
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROJETO DE PESQUISA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Rio de Janeiro
Junho /2013
Planejamento Turistico e Eventos – Nova Iguaçu
Nathália Regina Leite Libório
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Pesquisa Aplicada ao Turismo, como requisito parcial para elaboração da Monografia ou Artigo de conclusão da graduação em Turismo da Universidade Estácio de Sá.
Rio de Janeiro
Junho - 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ?
2 JUSTIFICATIVA ?
3 OBJETIVOS ?
3.1 – Gerais
3.2 - Específicos
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ?
5 METODOLOGIA ?
6 CRONOGRAMA ?
7 REFERÊNCIAS ?
1-INTRODUÇÃO
O planejamento é uma importante ferramenta administrativa. No âmbito do poder público, o planejamento pode ser definido como uma técnica de tomada de decisão que dá importância para a escolha de objetivos bem determinados e indica os meios mais apropriados para atingi-los. O Estado tem a função de construir o bem comum e torna-se implícito que o bom planejamento tem como finalidade para o Estado desempenhar a sua primordial função.
No Brasil, como em outros países da América Latina, o planejamento teve como principal foco, à tentativa de mudança na estrutura de divisão internacional do trabalho, na tentativa de substituir as importações e proteger o mercado interno, tendo ainda a sua execução como pré-requisito para a obtenção de empréstimos internacionais junto a organismos como o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
No Brasil, o planejamento por parte do Estado só foi efetivamente empregado a partir de 1956, com o Plano de Metas, no governo de Juscelino Kubitschek, “fruto” do trabalho da comissão mista Brasil e Estados Unidos. Considerando cinco setores da economia, este trabalho, segundo Dias