Relatório sobre sistema de irrigação por sulco
INTRODUÇÃO:..................................................................................................01
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:.............................................................................03
MATERIAIS E MÉTODOS:................................................................................09
RESULTADOS E DISCUSSÃO:........................................................................11
CONCLUSÃO:...................................................................................................12
REFERENCIAS:................................................................................................13
Introdução
A Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Complementa a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes.
Ha vários métodos de se fazer a irrigação. Cada método tem um ou mais sistemas associados, pelo que a escolha do mais adequado depende de diversos fatores, tais como a topografia (declividade do terreno), o tipo de solo (taxa de infiltração), a cultura (sensibilidade da cultura ao molhamento) e o clima (frequência e quantidade de precipitações, temperatura e efeitos do vento). Além disso, a vazão e o volume total de água disponível durante o ciclo da cultura devem ser analisados.
Os métodos mais utilizados são: * Escorrimento (também chamado de gravidade ou por sulco) - a partir de regos ou canais, onde a água desliza, sendo o seu excesso recolhido por uma vala coletora; * Submersão - utilizado em terrenos planos; * Infiltração - Utilizando sulcos abertos entre as fileiras de plantas; * Aspersão - A água cai no terreno de forma semelhante à chuva (é distribuída de modo uniforme). * Pivô: Tomada central de água giratória com aspersores ou micro