Pequenas e micro empresas
MÉDIA EMPRESAS)
Resumo
As PMEs (Pequenas e Médias empresas) têm desempenhado um papel relevante na economia nacional, mas também tem sido vistas como um desafio às tantas dificuldades econômicas e administrativas. Os fatores econômicos têm sido apontados como razão mais freqüente para o fracasso de tantas pequenas empresas, no entanto, é possível que a fraqueza gerencial seja a principal causa subjacente. Assim, o objetivo do trabalho foi conhecer quais informações gerenciais estão sendo disponibilizadas aos empresários das pequenas indústrias de calçados de Franca e como eles estão fazendo uso destas informações na gestão da empresa. São apresentados como resultado (i) o perfil destes empresários e (ii) da respectiva amostra de empresas, (iiii) o recebimento e uso das informações contábeis e controles gerenciais, e a influência da (iv) escolaridade dos empresários bem como do (v) tamanho e do (vi) tempo de atividade da empresa no uso da contabilidade gerencial.
Palavras chave : Contabilidade Gerencial na PME, Contabilidade nas Empresas de Calçado
Cruzando Fronteras: Tendencias de Contabilidad Directiva para el Siglo XXI
- 2 / 2 -
I. Introdução
Este trabalho apresenta um estudo sobre as informações contábeis que estão sendo disponibilizadas aos empresários das indústrias de calçados de Franca, enquadradas como ME e EPP (Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), e a sua percepção da utilidade destas informações.
Considerando-se que a pequena empresa tem características de empresa familiar, muitos autores da literatura dedicada à administração destas empresa pressupõem que os pequenos empresários adotam técnicas administrativas com base em experiências empíricas, e não utilizam controles formais para a gestão do negócio. Por outro lado, é difícil para o microempresário por si só conscientizar-se das vantagens da utilização das informações contábeis para tomada de decisões.
Desta