Contabilidade gerencial
MÉDIA EMPRESAS): UM ESTUDO NAS EMPRESAS DE CALÇADOS DE
FRANCA-SP
Cia, Joanília Neide de Sales*
Smith, Marinês Santana Justo**
* EAESP-FGVB-SP - Fundação Getúlio Vargas
Al.Rio Claro,95-/203-Bela Vista – 03112-010 – São Paulo-SP – Brasil 55(11)3266.29.38 joanilia@fgvsp.br ** FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E
CONTÁBEIS DE FRANCA – FACEF smith@bestway.com.br Resumo
As PMEs (Pequenas e Médias empresas) têm desempenhado um papel relevante na economia nacional, mas também tem sido vistas como um desafio às tantas dificuldades econômicas e administrativas. Os fatores econômicos têm sido apontados como razão mais freqüente para o fracasso de tantas pequenas empresas, no entanto, é possível que a fraqueza gerencial seja a principal causa subjacente. Assim, o objetivo do trabalho foi conhecer quais informações gerenciais estão sendo disponibilizadas aos empresários das pequenas indústrias de calçados de Franca e como eles estão fazendo uso destas informações na gestão da empresa. São apresentados como resultado (i) o perfil destes empresários e (ii) da respectiva amostra de empresas, (iiii) o recebimento e uso das informações contábeis e controles gerenciais, e a influência da (iv) escolaridade dos empresários bem como do (v) tamanho e do (vi) tempo de atividade da empresa no uso da contabilidade gerencial.
Palavras chave : Contabilidade Gerencial na PME, Contabilidade nas Empresas de Calçado
Cruzando Fronteras: Tendencias de Contabilidad Directiva para el Siglo XXI
I. Introdução
Este trabalho apresenta um estudo sobre as informações contábeis que estão sendo disponibilizadas aos empresários das indústrias de calçados de Franca, enquadradas como ME e EPP (Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), e a sua percepção da utilidade destas informações.
Considerando-se que a pequena empresa tem características de empresa familiar, muitos autores da literatura dedicada à