Sete tipos de Contrato
Quando se faz a implantação de um sistema informatizado de contabilidade, primeiramente é necessário fazer um estudo básico anterior sobre a sua empresa, para poder, assim, escolher o melhor sistema. Parece óbvio mas muitas empresas erram na hora do programa justamente por não conhecer o tamanho do seu próprio negócio. Deste modo, saber sobre a estrutura geral da empresa é um primeiro passo importantíssimo.
Deve ser observado seu funcionamento como um todo, bem como o funcionamento dos setores, das seções e das demais áreas com atividades ligadas a contabilidade.
Uma boa opção é a ajuda da área de Organização e Processos. É a área responsável por soluções voltadas para o mapeamento e redesenho de todo o design organizacional, que envolve a atuação em processos, estrutura organizacional e estratégia, melhorando assim o desempenho da empresa.
Ao se informatizar a contabilidade, deve-se promover a reestruturação dos demais setores para mudança dos procedimentos adotados no sistema convencional ou mudar o que estiver em desacordo com o novo sistema.
Treinamento dos Funcionários
É importante fazer uma avaliação da capacitação técnica dos profissionais envolvidos com os trabalhos da contabilidade e demais áreas envolvidas, para saber quais são ou não aptos para o bom desempenho das tarefas. O treinamento é um bom meio, visto que todos os aplicativos são de fácil compreensão e o treinamento pode ser feito em curta duração, sendo importante a leitura dos manuais. Entretanto, treinamento sobre como utilizar um sistema informatizado pode resultar em perda de produtividade devido ao tempo de inatividade associado e curva de aprendizagem, portanto deve-se ficar atento.
A tecnologia e complexidade
A tecnologia é um item importante na hora da decisão, mas toda cautela é pouca porque ter um sistema com tecnologia de última geração não é garantia de um bom programa para a empresa, afinal ele pode ser mal