Sete ferramentas da qualidade
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância das Sete Ferramentas da Qualidade. Devidamente aplicadas às ferramentas poderão levar a organização a: elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas; diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes; executar projetos melhores; melhorar a cooperação em todos os níveis da organização; identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e solucioná-los de forma eficaz, etc. O objetivo principal é atingir níveis mais altos na qualidade do produto, é ter um foco mais rápido na identificação do problema exigindo assim um contínuo acompanhamento, controle e melhoria dos respectivos processos.
As Ferramentas da Qualidade
As ferramentas da qualidade ajudam a estabelecer melhorias de qualidades dentre as quais se destacam as Sete Ferramentas básicas do controle de qualidade. Conforme veremos a maioria dos problemas existentes numa empresa poderão ser resolvidos com o auxílio destas ferramentas. Cada ferramenta tem sua própria função, sendo que não existe uma receita adequada para saber qual ferramenta que será usada em cada fase. Isto vai depender do problema envolvido, das informações obtidas, dos dados históricos disponíveis, e do conhecimento do processo em questão em cada etapa. Passemos a falar de cada uma delas.
As Sete Ferramentas:
1. Folha de verificação É uma planilha para a coleta de dados e sua utilização serve para facilitar a coleta de dados pertinentes a um problema. As folhas de verificação podem apresentar-se de vários tipos para:
Distribuição do processo de produção É usado quando se quer coletar dados de amostras de produção. Lançam-se os dados em um histograma para analisar a distribuição do processo de produção, coletam-se os dados, calcula-se a média e constrói-se uma tabela de