AS SETES FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Nome: Pedro Paulo de Carvalho Néder
Matricula: 01110599
Turma: 9UNA
Curso: Engenharia Civi
SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE
RESUMO
Em um mercado competitivo, em que os clientes estão cada vez mais exigentes, principalmente em relação à qualidade dos produtos e serviços, as empresas precisam buscar técnicas de gestão e ferramentas para a qualidade contínua. Neste contexto, o presente trabalho apresenta a aplicação das sete ferramentas da qualidade.
INTRODUÇÃO
As sete ferramentas do controle de qualidade são uma designação dada a um jogo fixo de técnicas vívidas identificado como sendo muito útil em assuntos diagnosticando relacionado a qualidade.
Elas são chamadas básicas porque são suficientes para pessoas com pouco treinamento formal em estatística, e porque podem ser usadas para resolver a maioria de assuntos relacionados à qualidade.
Diagrama de Pareto
Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
Histogramas
Folhas de verificação
Gráficos de dispersão
Cartas de controle
Fluxograma
Ishikawa observou que embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial na década de 1960.
Talvez o alcance maior dessas ferramentas tenha sido a instrução dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto essencial do Gerenciamento da Qualidade foi responsável por muitos dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses, e posteriormente muitos dos produtos e serviços de classe mundial, durante as últimas três décadas.
REFERENCIAL TEÓRICO Para se entender melhor o papel da qualidade