Serviçço Social inicio
O Serviço Social teve seu inicio no final do século XIX, com base no sistema capitalista e na luta das classes trabalhadoras por direitos sociais, afim da manutenção de suas famílias quando não pudessem mais exercer suas atividades remuneradas. As reivindicações abrangiam uma melhora nas condições de trabalho, regulamentação salarial e redução da jornada de trabalho.
No Brasil em meados da década de 30, surgem as primeiras escolas de Serviço Social, em meio ao processo de industrialização e urbanização. Teve nas décadas seguintes o reconhecimento da importância da profissão em meio ao âmbito social e a formação estrutural do país, regulamentada com a lei nº 3252, de 27 de agosto de 1957. Com as mudanças no governo e na forma de governar do pais, com os efeitos do neoliberalismo e as mudanças das necessidades da população, o Serviço Social amplia seu campo de visão, passando a atuar também no terceiro setor, nos Conselhos de Direitos e ocupa funções de assessoria junto ao governo. Teve nova reestruturação com a lei nº 8662, de 7 de junho de 1993 e a criação do Código de Ética/93, proporcionando a um maior respaldo legal e uma ampliação no campo de atuação do serviço social.
Atualmente o Serviço Social tem com seu principal desafio diminuir as disparidades sociais, com um maior poder de intervenção e com uma bagagem teórica e metodologia que lhe capacita a tal ponto. Encontrando no aumento da exclusão social, taxa de desemprego crescente e instabilidade econômica seus principais vilões.
Conclusão
Podemos concluir que a nossa profissão foi diretamente influenciada pelo modelo capitalista, uma vez que este precisava capacitar trabalhadores e tinha que ter consumidores com poder aquisitivo, ou seja, a burguesia fez tudo com certo interesse, posso afirmar que o modelo do serviço social atual foi baseado por duas classes totalmente diferentes, e que ao longo da história tiveram várias desavenças. Mas como já foi citado o clero foi o primeiro grupo a