Politica social no brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Para compreender o presente século é necessário fazermos uma análise do processo histórico no século XX quando ocorreram as transformações que deram origem a todas as questões sociais que enfrentamos na atualidade.
Esse processo de transformação começou com o início da industrialização e urbanização culminando com a introdução do capitalismo fazendo surgir novas expressões da Questão Social.
Partindo dai então, fez-se necessário uma nova intervenção social para amenizar as mazelas que a sociedade estava enfrentando. Primeiramente a assistência social ficava sob a responsabilidade da igreja católica que pregava a caridade aos pobres como um meio de ter prestígio perante a sociedade, mas conforme a sociedade foi se modificando houve a necessidade de outro tipo de intervenção por parte do Estado e neste cenário entra em cena o Serviço Social que passa a atuar a favor da classe trabalhadora que já estava lutando pelos seus direitos como cidadãos.
Por meio do Movimento de Reconceituação que começou na década de 1960 o Serviço Social se solidificou como profissão para ser um mediador entre a sociedade civil e o Estado. Desde então, o assistente social tem lutado para estabelecer políticas sociais que sejam direcionadas a cada questão social reconhecida.
Portanto, toda essa desigualdade social que existe no Brasil é resultado de uma sociedade que tem uma renda distribuída de forma desigual. Grande parte da população não tem acesso aos serviços como educação básica, saúde, proteção social, habitação digna entre outros direitos que lhes são assegurados por lei. Por isso, o assistente atua na tentativa de assistir a essa população carente que desconhece seus direitos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O BRASIL EM PROCESSO DE MUDANÇA