Trabalhos
O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos, em sequência: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
Na respiração ocorre dois tipos de movimentos básicos, a inspiração e a expiração do ar, O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz: as cavidades nasais direita e esquerda, são separadas por uma parede chamada como “septo nasal”.
Os pêlos e o muco atuam como filtros capazes de reter microrganismos e partículas sólidas diversas que penetram no nariz com o ar, por isso é recomendável respirar pelo nariz, pois a boca não contem esse tipo de filtro. Além de filtrado, o ar é também adequadamente aquecido e umidificado no nariz.
A Respiração
A respiração ocorre dia e noite sem parar,
A glicose é um os principais “combustíveis” utilizados pelas células vivas na respiração
Glicose + gás oxigênio = gás carbônico + água + energia
A respiração fornece ao corpo o oxigênio necessário para a produção de energia, o tempo respiração refere-se ao processo de troca gasosa que o ser humano realiza o meio externo.
Quando falamos em respiração , nos referimos a três processos diferentes:
O ato de respirar: A entrada e saída de ar no organismo
Os movimentos dos pulmões: inspiração (entrada de ar no pulmão) expiração (saída de ar no pulmão)
A Respiração celular: Processo que a célula faz para produzir energia para outros organismos, resultando em gás carbônico e agua.
Respiração Celular
A respiração celular é o processo metabólico no qual depende a vida de cada célula. Ocorre nas mitocôndrias, uma das organelas da célula, nelas ocorrem reações químicas entre produtos da digestão e o gás oxigênio.
A energia liberada na respiração celular é necessária para o metabolismo do corpo. O gás carbônico é removido da célula e passado para a corrente sanguínea.
Por que espirramos?
O espirro do corpo que protege o organismo de diversos agentes que poderiam prejudica-los O espirro é, portanto, uma função de