Serviços à mesa
A distribuição dos convidados nas mesas deverá ser sempre definida após uma análise cuidadosa. Esse cuidado contribui para que se forme um ambiente agradável, respeitadas afinidades individuais, tornando o encontro mais produtivo. Monte um cardápio variado para agradar a maioria, principalmente quando a escolha recair sobre pratos regionais. Lembre-se de incluir produtos light e diet entre as opções e considerar a possibilidade de algum dos convidados obterem alguma restrição alimentar, como intolerância a glúten e a lactose, por exemplo. O clima e o horário das refeições também influenciam na definição do cardápio. Se algum material informativo for entregue aos participantes, é melhor fazer a distribuição ao final do encontro. Isso evita que os folhetos ou brindes sejam deixados sobre a mesa ou espalhados pelo local do evento.
A seleção de uma boa equipe de garçons é fundamental para o sucesso do evento, bem como a quantidade adequada de profissionais. Em média, estima-se 1 garçom para 15 convidados se o serviço é americano ou 1 garçom para 12 convidados em almoço ou jantar sentado.
Montagem de mesa formal:
Serviço à Americana
Caracteriza-se, em linhas gerais, por apresentar os pratos salgados, as sobremesas e as bebidas em mesas estilo bufê, onde cada convidado pode se servir.
Nesse tipo de serviço, a mesa não é posta.
A depender do número de convidados, recomenda-se a instalação de mais de uma ilha de bufê para evitar filas.
Os pratos e talheres são dispostos em uma mesa menor, próximo ao bufê.
Requer o auxílio de um número restrito de garçons, que atuam.
Como profissionais de apoio aos convidados nos bufês.
Serviço à Francesa
É constituído pela formalidade e pelo requinte. Os convidados são acomodados em mesas e servidos individualmente por garçons.
É desejável o apoio de um garçom para cada seis convidados, no máximo. Os garçons devem servir os pratos pela esquerda e retirá-los pela direita.
O número de